domingo, outubro 22, 2006

"Bumfights"

Nunca tinha ouvido falar em tal coisa, mas não é novidade.

É uma série americana independente simplesmente arrepiante. Arrepiante porque se aproveita de sem-abrigo como "actores", movidos a cerveja e outras bebidas alcoólicas, e põe-nos à luta uns com os outros e a fazer stunts diversas (um deles até deixou que lhe tatuassem na testa "BUMFIGHTS"). Há também uma rubrica chamada Bumhunter, que à semelhança dos australianos alucinados que andam pela selva a apanhar animais exóticos (na grande maioria crocodilos!!), o Bumhunter, com os seus calções khaki, vai à socapa amarrar sem-abrigo que estão a dormir. Claro que estes sem-abrigo não fazem a mais pequena ideia do que se está a passar, e encaram-no como se de uma agressão se tratasse. Depois de imobilizado e silenciado o sem-abrigo, o Bumhunter desfaz-se em sábios comentários como “ Este vagabundo é um espécime particular, tem mais energia do que é habitual. Provavelmente devido às drogas que consome.” Programa de muito mau gosto, diria eu. Mas tem tido um sucesso inacreditável e já vai para a 4ª temporada. Fez do seu jovem realizador, um quase milionário.

Problema: visto ter tanta audiência, especialmente e somente penso eu, na camada jovem não demorou muito a que tentassem fazer o que viam na série. Alguns adolescentes já foram condenados a 30 anos de prisão por terem agredido até à morte sem-abrigo.

Tudo bem que estes adolescentes já não eram propriamente o exemplo de equilíbrio e responsabilidade, mas este programa deu-lhes ideias. Segundo alguns criminologistas, estes casos de violência não encaixam perfeitamente na categoria de hate crimes. É mais uma questão de moda, iniciada pelo Bumfights, que tornou espancar os sem-abrigo uma coisa mesmo bué fixe. E é tão fácil, eles estão fracos, sozinhos e a viver na rua.

PS: Tentei por aqui um video, mas vão reparar que a maior parte deles estão flagged no Youtube e é preciso fazer sign-up.

Sem comentários: