sexta-feira, maio 12, 2006

Onde pára a polícia (marítima)?!

A moda deste Verão (e seguramente dos que se seguem) é a aplicação de coimas a banhistas e nadadores-salvadores faltosos. Então vejamos; por exemplo, alguém que se faça ao mar com a bandeira vermelha hasteada, pode estar a habilitar-se a pagar entre 55 e 500€. Também os nadadores-salvadores podem ter comportamentos puníveis, i.e. não estar a vigiar a praia, não estar devidamente identificados, etc. Mas põe-se um outro problema, é que os nadadores -salvadores não têm autoridade para emitir a multa, logo tem que estar presente um elemento da polícia marítima. E só existem 500 efectivos da policia marítima no país…Que bonito, mais um decreto-lei que só vai servir para encher umas quantas folhas do Diário da República.

Eu até percebo que queiram reduzir o número de afogamentos, mas aplicar multas?! É certo que também temos multas para quem não usa cinto de segurança, ou capacete. Acho bastante interessante, o facto de o estado ter que impôr sanções pecuniárias para desencorajar comportamentos de risco, para proteger os cidadãos. Pergunto eu: Não seria natural que as pessoas fossem as primeiras a evitar esses comportamentos para preservar a sua vida?! Parece que não.
"Vou dar uma volta de mota sem capacete. Bem, se vou ao chão, posso ficar com o couro cabeludo agarrado ao alcatrão, e com na pior das hipóteses com o melão aberto ao meio... e daí... oopss espera lá, isto dá multa, bora lá buscar o capacete"

PS: Será que à semelhança da PSP, a polícia marítima também tem que comprar os coletes salva-vidas?


Source: www.exploitz.com/pictures/ 4583/index.php?pix=1

Sem comentários: