quarta-feira, novembro 01, 2006

Quem é, se não é uma pessoa?

(Baseado, adaptado, copiado e traduzido do livro “El camino de la autodependencia” de Jorge Bucay)

Será, com toda a certeza, um ser humano, talvez também um indivíduo, mas pessoa…NÃO. O que faz alguém ser uma pessoa? Checklist:

1- Concedo-me a mim mesmo o direito de estar e de ser quem sou, em vez de querer que alguém determine onde é que eu deveria estar ou como deveria ser;

2- Concedo-me o direito de sentir o que sinto, em vez de sentir o que os outros sentiriam no meu lugar;

3- Concedo-me o direito de pensar o que penso e também o direito de dizê-lo, se quiser, ou de me calar, se é essa a minha vontade;

4- Concedo-me o direito de correr os riscos que eu decida correr, com a única condição de aceitar pagar, eu mesmo e só eu, o preço desses riscos;

5- Concedo-me o direito procurar o que eu acredito que preciso do mundo, em vez de esperar que alguém me de autorização para obtê-lo.


Parece mumbojumbo enlatado de self-help. Mas nem tanto, a forma das afirmações é simples, mas o conteúdo é bastante complexo. E acredito verdadeiramente, que segundo este conceito/definição de pessoa, mas há muitas por aí. Dá MUITO trabalho e é difícil.

Sem comentários: