Traços culturais e linguísticos que me saltam à vista e ao ouvido.
Em primeiro lugar o país -Brasil. Português que se preze sonha em fazer férias lá, porque aquilo é que é bom. Tem praia, água do mar quente (que até chateia porque para arrefecer só comendo gelo ou ficar no quarto com o ar condicionado no máximo), boa comida, gente simpática.
Praia acho que não nos falta e muito melhor. Sim, porque se não foram ao Brasil e alguém vos disser que sítio A ou B é um espectáculo, tenham algum sentido crítico. Não são uma nem duas, que mal descolam do aeroporto ficam inebriadas com tudo o que vêem. Pode ser a maior porcaria de praia, de hotel, de comida, de serviço mas como é “lá fora” é fantástico. Aliás, se fosse cá recusar-se-iam, nem que lhes pagassem a ir a praias com as que vi no Brasil. E então restaurantes... é melhor ficar por aqui porque está quase na hora de jantar e não quero perder o apetite.
Gente simpática, sem dúvida. Um bocadinho exagerada. Nunca percebo se aquilo é uma espécie de expressão teatral ou se é real. Para a saúde mental deles, espero que seja encenado. Um depressaozita? já marchava, não? Para desenjoar, e para descansar um músculos das bochechas e exercitar os da testa. Um dia menos bom, mau feitio… não?
Há uns tempos atrás, estava a ver televisão com uma brasileira e apareceu a imagem de um deficiente motor com claras dificuldades de dicção. Ela exclamou “Este rapaz é excepcional” – “O quê? Não digo que ele não tenha qualidades mas daí a chamar-lhe excepcional ainda vai um bocado”. Parece que eles chamam “excepcional” a uma pessoa deficiente, perdão, pessoa portadora de deficiência. Viva o politicamente correcto!! Excepcional, cá em Portugal é alguém ou alguma coisa que é fora do comum…mas para melhor.
E para acabar, numa livraria brasileira deparei-me com o seguinte título “Como escrever corretamente português”. Pensei logo “Começam bem, com um erro ortográfico logo na capa!”
Viva BBBrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaasssssssssssiiiiiiiiiiiiiillllllllllllllllllllll !!!!
quarta-feira, outubro 25, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário