quinta-feira, junho 29, 2006

The picture perfect family

Quem já fez zapping pela Sic Mulher, mesmo que não tenha visto os programas "Oprah" e "Dr. Phil" já viu com certeza a publicidade a eles.

Em relação à Oprah, não há muito a dizer. Uma das personalidades mais influentes nos Estados Unidos, os americanos ouvem e seguem religiosamente o que ela diz. Tudo o que é falado no seu programa, torna-se um êxito no momento. Por exemplo, existe o Oprah's book club, é recomendado um livro e depois discute-se o livro. Escusado será dizer que os livros são logo best-sellers nacionais, inclusivamente já vi alguns livros no Amazon que têm autocolantes na capa "Oprah's book club". Venda garantida.

Não são só produtos que ela ajuda a vender, mas pessoas. No programa ela tem colaboradores regulares para aprofundar vários temas: medicina, psicologia, direito, economia....

Destes colaboradores, o mais popular é o psicólogo Dr. Phil, que naturamente começou a fazer o seu próprio programa, cujo original nome é ..... "Dr. Phil" (são pouco narcisistas, são!) adiante...

O que me despertou a atenção é que o Dr. Phil, no fim de cada programa, sai no centro do estúdio percorre alguns metros e pega na mão da sua estimada esposa e saem felizes e contentes. De vez em quando, ela tece rasgados elogios ao desempenho do marido, enquanto saem do estúdio. Na minha inocência, pensei que fosse uma situação extraordinária, mas não, a mulher dele faz mesmo parte do cenário. Por vezes também intervém, já escreveu livros de auto-ajuda (claro!). Agora perguntam vocês, ela também é psicóloga? Não, mas é mulher do Dr. Phil, e isso é dizer muito. É dona de casa e dedicou a sua vida à família, o que não suscita qualquer tipo de crítica. O que critico, é o facto deste hábil psicólogo, redefinir o conceito de mulher troféu. Ela não têm uma aparência de modelo (também não é feia), mas o marido idolatra-a (para vender a sua imagem de bom psicólogo, homem equilibrado com uma família perfeita) por ser tão boa companheira e mãe dos seus filhos.

Mas não se fica pela mulher. Também o filho mais velho, licenciado em Direito, tirou à pouco tempo um curso de psicologia e colabora no programa do pai. Já escreveu vários livros de..... auto-ajuda! O pormenor delicioso é que têm os títulos iguais ao livros do pai, mas para abranger o público mais jovem, acrescenta "... for teens".

No site do seu programa (sim, tenho que documentar bem a minha crítica) podem os fãs do psicólogo deleitar-se a ver o albúm de família. O casamento, o nascimentos dos filhos, as brincadeiras... é enternecedor.

Acho que o Dr.Phil se enganou na profissão, daria um óptimo marketeer.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pelo menos os filhos são dele: aquela covinha é genética :)